quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2009: que ano!


Hoje é o último dia do ano mais difícil dos 23 que eu já vivi. 2009 foi muito complicado. Um ano pra ser quase que inteiramente esquecido. Um ano em que eu planejava as melhores coisas pra minha vida, em que eu começava a pensar em dar passos além em muitas idéias que eu tinha pra futuro, mas incrivelmente, desde o começo de janeiro, num dia que já era ruim pra mim, por fazer um ano da perda do meu avô, tudo começou a ir por água abaixo. Começava ali, no dia 11/01 o que eu achava, no início, que era o fim de tudo. Mas não, não era. Na verdade, era o começo de muitas coisas. Era o princípio, por exemplo, de uma queda que eu nunca havia sofrido antes, uma decepção que não merece ser explicada nesse texto e, provavelmente, em nenhum que eu venha a escrever. Começava ali a depressão que iria mudar minha vida. Porque foi difícil sair dela. Quem viu de perto sabe o que eu falo. E toda essa confusão perdurou por longos e difíceis oito meses. Meses de altos e baixos, de felicidade instantânea e tristeza duradoura. Meses em que só eu, meus amigos e minha família sabem como eu sofri. E sem eles, sinceramente, não sei se estaria aqui hoje.

Mas, ao mesmo tempo em que eu sofria, eu amadurecia, eu me aproximava novamente de gente que realmente quer meu bem. Infelizmente não vou poder citar todos, mas cada um que participou da minha retomada da subida da ladeira da vida sabe que tá nesse texto. Sim, porque é como hoje eu enxergo a vida. Uma ladeira em que um tropeço pode fazer você cair até embaixo e pra subir de novo é difícil, desanima um pouco, mas a cada subida, você aprende os caminhos que não deve percorrer e, se tropeça, é por outros obstáculos.

Mas voltando, pensando nesse ano, e na minha retomada de felicidade, lembro de alguns pontos específicos. Rafa, Giza e Celise, antes do meu aniversário, as três primeiras pessoas que me fizeram sair de casa, deixar minha dor de lado um pouco e sorrir com as conversas no Bode. Os jogos do Náutico com os companheiros de sofrimento, Patrícia e VH. Os novos amigos que fiz, nos orkontros, Giba, Peixe, Elton, Mozart, Jéssyca, Gabi, Mine, e por aí vai, e até os distantes, Simone e Liginha, principalmente. A reaproximação com duas pessoas que, pra mim, são como irmãs, Palominha e Larissa. As minhas amigas que eu sempre vejo como aqueles bonecos de desenho animado, da consciência, o anjo que manda você fazer o bem e o diabinho que manda você fazer o mal. Assim são as duas pra mim. E é bom contar com vocês. Amo as duas. E tem mais, os amigos que eu fiz no lugar mais improvável pra mim, se eu pensasse nisso um tempo atrás: Numa igreja. Meu Deus, se alguém me dissesse, no dia 1 de janeiro de 2009 que, no último dia do ano eu estaria freqüentando uma igreja por vontade própria, eu tenho certeza que iria rir na cara do pobre coitado e chamar ele de louco.

E teve mais. Meu time caiu pra segunda divisão. Coisa besta junto do que passei, eu sei, mas foi mais uma coisa a completar o ano difícil.

Então, depois disso tudo, achando que eu não ia sofrer mais nada, eis que eu perco meu emprego. O desespero bateu de novo. E agora, o que fazer? E aparecem mais duas pessoas que eu não vou esquecer nunca o que fizeram por mim: Elis e Danilo. Muito obrigado pelo que vocês fizeram, me ajudando a conseguir emprego em menos de uma semana. Sempre vou agradecer a vocês por isso.

E agora, aqui estou eu, vivo, feliz, com a minha vida voltando a entrar nos eixos. Obrigado a todos vocês que me fizeram bem, e até os que me fizeram mal. De uma forma ou de outra, vocês são responsáveis pelo homem que eu sou hoje. E podem até falar o que eu já disse muito, sobre o que eu vou dizer agora, podem falar mal, eu não ligo, mas tenho duas frases que me guiam bastante. E o curioso é que as duas são de ídolos meus na música.
Uma é de Rodolfo Abrantes, e eu não sei exatamente como ela é, mas é mais ou menos assim: “Se estamos aqui, hoje, é porque Deus já nos livrou de muitas coisas, de doenças, de balas perdidas, de acidentes e de várias coisas que podem tirar nossas vidas.”
A outra é de uma música do Charlie Brown Jr. que diz que “se Deus me trouxe até aqui foi pra me mostrar, me lembrar e, definitivamente, me provar, que não importa o lugar, e sim como você se sente.”
E eu hoje me sinto bem, mais crescido como homem, uma pessoa melhor, que aproveita cada segundo da vida, junto das pessoas que amo e que eu sei que me amam.

É isso!

Feliz 2010 pra todos!
Que seja muito melhor que 2009.

5 comentários:

  1. Pode contar cmg, Lula! E muito obrigada por tudo também =D

    ResponderExcluir
  2. Diz na Bíblia: "Em tudo dai graças" - I Ts 5:18. Pensando realmente no sentido desta frase, é difícil render graças, agradecer em todas as situações que nos sobrevém. Mas é verdade.

    Sabe, Lula, as vezes Deus permite que determinadas situação aconteçam em nossas vidas para que a gente possa conhecer um pouquinho mais Dele, para que a gente possa se tornar Amigo Dele.

    Acredito, com toda minha Fé, que você deve agradecer tudo que te aconteceu esse ano. De bom e de ruim.

    Hoje, você é um Homem melhor, mais amadurecido, com mais experiência na bagagem. E, principalmente, aprendeu que a vida é bem melhor quando andamos com Deus.

    Não seremos santos, não deixaremos de errar, não deixaremos de sofrer, mas a diferença é que Deus cuida da gente nos mínimos detalhes, uma vez que "conquistamos" Sua amizade. =)

    Pois olhe, irmão, ainda que você não dê graças a Deus, eu dou por você ter passado por tudo, tudo isso. Eu, hoje, tenho um dos meus melhores amigos colado comigo, pra toda hora, precisando ou não! Isso me faz mais feliz!

    Não somos frutos do mesmo vêntre, mas o sangue que corre na minha veia, corre na sua. E, se preciso fosse, eu daria a minha vida por você. (Não vou esquecer disso nunca!)

    Desejo que o ano de 2010 seja repleto de ralizações e conquistas. Que Deus te ilumine, guie e proteja sempre!

    Te amo!

    Beijos da sua irmã!

    Larissa Leimig.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo amigo..Fic feliz de fazer parte desse seu ano , assim como vc faz em muitos dos meus...Um Feliz 2010 pra vc, ou melhor, pra nós...que ele venha repleto de alegrias pq nós mais do que ng merecemos...
    Bjãooo
    Rafaela

    ResponderExcluir
  4. Bem, citei vc na minha retrospectiva, então passa lá e me diz o que achou...

    Pra ti meu amigo molusco, posso dizer: Enfim esse maldito 2009 acabou!!! Temos encontro marcado pra 2010, nao te esqueças e vamos com a bola toda pra frente que o passado nos fortalece!

    Amo vc, Molusco.

    ResponderExcluir
  5. Lula Boy escreve mal pra cacete.
    Francamente...
    A propósito, 2009 foi o ano que você mais engordou.
    Tua barriga tá mais pesada que teu peso total no ano passado. Ultimamente, tu só usa camisas de bola.
    Francamente...

    ResponderExcluir